quinta-feira, 28 de abril de 2011

O poder do limão

Essa fruta é uma aliada a saúde!

O limão ao contrário do que muita gente pensa tem ação alcalinizante e por isso deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso.

Ele tem ação anti-séptica então combate os microrganismos ruins que provocam fermentação no estômago e no intestino, favorecendo o funcionamento do sistema digestivo. Ou seja, é um alimento que pode evitar o acúmulo de gases.

Possui substâncias antioxidantes (Vitamina C) que combatem os radicais livres, evitando o  envelhecimento precoce e ajuda na absorção do Ferro em alimentos de origem vegetal, ajudando assim no combate da anemia.

Seu chá tem propriedades diuréticas, expectorantes e melhora o reumatismo.

A dica é tomar diariamente um copo com água e suco de limão, tomar o chá ou ainda fazer aquela deliciosa limonada suíça!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Prato Saudável

Essa é uma reportagem que participei no ano passado, mas sempre é bem vinda uma orientação de como montarmos um prato equilibrado na hora do almoço.



sábado, 9 de abril de 2011

Benefícios das Oleaginosas

Alguns dos alimentos que eu recomendo para todos são as oleaginosas. Nessa categoria entram: nozes, castanhas (do Pará e de caju), amêndoas, amendoim e macadâmia.

Eu resumi alguns benefícios que a categoria em geral apresenta e lá vão eles:
- Diminuem o risco cardiovascular;
- Diminuem o risco de diabetes tipo 2;
- Diminuem risco de câncer e incidência de sobrepeso e obesidade, pois têm compostos bioativos (tocoferóis, polifenóis, fitoesteróis);
- Possuem uma quantidade significativa de ácidos graxos mono e poli-insaturados ("gorduras boas") e proteína vegetal, assim como Vitamina E, Folato, Magnésio;
- Possuem alto teor de fibras então tem um baixo índice glicêmico e propriedades texturais que aumentam a saciedade;
- Aumentam o gasto energético em repouso.

Em estudos com suplementação com amêndoas foi observado:
- Diminuição de peso de circunferência de cintura e gordura corporal;
- Possui cobre, então causou uma diminuição da pressão em hipertensos;
- Diminui a intolerância a glicose e evita o aumento do colesterol;
- Possui folato então diminui a homocisteína (relacionada com a aterosclerose - placas de gordura nas veias e artérias - e doença cardiovascular).

Todos devem consumir diariamente essas oleaginosas, mas vamos ficar atentos a quantidade, pois algumas delas são vendidas com sal e tem uma quantidade calórica que se consumidas em excesso pode comprometer a perda de peso.

Um ótimo final de semana a todos!