sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pera: gostosa e saudável!

Já que estamos em pleno verão nada melhor do que falarmos sobre uma das delícias da estação: a pera. Essa fruta está em plena fase de produção, sendo mais gostosa, mais fácil de encontrar em feiras e supermercados e também muito mais barata.

Mas não é só isso, a pêra possui propriedades nutricionais de extrema importância para o nosso organismo, além de ajudar a tratar e prevenir doenças.

Ela é rica em fibras, que auxiliam na digestão e evitam prisão de ventre.  Possui vitamina A que auxilia na manutenção da boa visão e vitamina C, que é antioxidante. Dos minerais possui potássio que dá energia e atua na contração muscular, fósforo, fortalecendo os neurônios e batimentos cardíacos, ferro, que ajuda na formação da hemoglobina combatendo a anemia, cálcio, que ajuda na formação de dentes e ossos e na prevenção de hipertensão, magnésio, também atuando na hipertensão, e enxofre que aumenta a resistência contra bactérias e evita o ressecamento da pele graças a elastina.

A pera é muito útil para prevenção de câncer de cólon, bexiga, próstata e endométrio. Também previne doenças cardiovasculares e diabetes.

É ótima no tratamento de hipertensão, ingeri-la frequentemente ou tomar seu suco faz com que a pressão arterial baixe, além de exercer uma ação diurética que purifica todo o organismo.
 
Estudos demonstram que o consumo da pera ou seu suco nas dietas de emagrecimento ajudam a emagrecer mais rápido e a perder barriga, isso porque  contém muitas fibras que ajudam na sensação de saciedade, além de conter um açúcar chamado levulose, que é mais doce que os outros e ajuda a reduzir a vontade de comer doces.

A melhor maneira é consumir a fruta in natura, principalmente agora que é a fruta da estação sendo mais doce e suculenta, mas seu suco também é muito saboroso, principalmente quando feito junto com suco de limão, o que tira o excesso de doce e ajuda a não oxidar tão rapidamente, pois o suco da pera escurece muito rapidamente.

Também pode ser consumida em saladas de frutas, doces, geléias, tortas, etc.

Fonte: Alimentação-saudável.com