domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quer um bronze?

Os carotenóides são compostos antioxidantes que pertencem ao grupo da Vitamina A, responsáveis pela coloração intensa que varia do amarelo ao vermelho nos alimentos.

O betacaroteno, que é um carotenóide, é responsável pela recuperação pele e das mucosas e na formação da melanina, pigmento presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado adequado.

Fontes: cenoura, manga, mamão, abóbora, milho, páprica, acafrão, urucum, pimenta vermelha, batata doce, carambola, pêssego, melão, agrião, espinafre, brócolis, couve, chicória, escarola, suco de laranja, cenoura e beterraba.


E falando em pele há um tempo atrás escrevi sobre vários alimentos que protegem e cuidam na nossa pele, pra conferir é só clicar aqui.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lanches na praia

O carnaval está aí, muita gente de folga, o tempo está ótimo... Então é sinal que a praia vai ficar cheia!
Pra lanchar na praia com saúde vou colocar dois alimentos como sugestão e seus benefícios:

Água de coco: além de refrescante, saborosa e leve, a água de coco é dublê do soro fisiológico. E por ser um super hidratante natural, tem papel importante na recuperação de infecções urinárias e gástricas.Tem altas quantidades de sais minerais e acaba repondo todos aqueles que perdemos no suor com o calor.

Milho verde: rico em carboidratos é uma excelente fonte de energia. Além do alto teor de carboidratos, o milho tem boa quantidade de proteína. É rico em fibras, vitaminas A, C, do complexo B e sais minerais, como fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, enxofre, magnésio e manganês. É essencial para a produção de energia, para o funcionamento do sistema nervoso, do intestino e contribui para aumentar a resistência do organismo a infecções, além de ser fonte de fibras que são aliadas do funcionamento intestinal, controle do colesterol e aumento da saciedade. Sem contar que não contém glúten, sendo uma opção adequada para quem tem sensibilidade ao nutriente ou doença celíaca. Só não vale acrescentar manteiga ou margarina ok?

Um ótimo carnaval a todos!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Alimentos na prevenção do câncer

Hoje é dia 4 de Fevereiro, Dia Mundial de Luta contra o Câncer.

Todo ano, são 500.000 novos casos de câncer no Brasil. Embora a doença seja causada por vários fatores, uma alimentação saudável pode ajudar a preveni-la.

Aqui embaixo coloquei uma tabela que fala um pouco sobre os alimentos que podemos utilizar no nosso dia a dia na prevenção do câncer.


Alimento
Possível fator de prevenção do câncer
Por possuir proteínas ricas no aminoácido metionina, vitamina A e fibras. Além disso, contém baixo teor de gordura saturada.
Por possuir carboidrato rico em lisina, vitamina A, fibra, proteína, ferro e outros minerais. Além disso, assim como arroz, contém baixo teor de gordura saturada.
Os tomates são ricos em licopeno e carotenóide, que reduzem o risco de câncer, entre eles o de próstata. Além disso são antioxidantes, laxantes e ajudam o organismo a combater infecções. O licopeno também está presente em frutas como goiaba e melancia.
O brócolis contém sulforafeno, que elimina substâncias químicas das células, responsáveis por mutações cancerígenas.
Único alimento de origem animal da lista, o salmão é rico em ácidos graxos e ômega-3, o que ajuda na prevenção de câncer de mama e cólon.
As cebolas ajudam na circulação e também no bloqueio das nitrosinas, substâncias tóxicas causadoras do câncer.
O agrião é rico em enxofre, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cloro, sódio, ferro, além das vitaminas A, B1, B2 e C.
As cenouras são ricas em potássio, betacaroteno, vitaminas A e C, sendo portanto antioxidantes e anticancerígenas.
Os repolhos são ricos em caroteno, vitamina C e B6. Assim, eles contêm ácido fólico e fibras que ajudam a prevenir vários tipos de câncer, principalmente do aparelho digestivo.
As laranjas são ricas em vitamina C, antioxidante que reduz o risco de câncer e outras doenças degenerativas. São ainda ricas em fibras, flavanóides e ácido fólico, atuando no combate ao câncer de mama.
Os morangos possuem ácido elágico, combate doenças degenerativas e sintomas de estresse.
As mangas são ricas em vitamina A, C e E; contém sais minerais, como ferro.
Presença do lupeol, um componente presente em frutas como mangas, uvas e morangos que tem a capacidade de destruir e impedir a multiplicação de células cancerígenas da cabeça e pescoço.