quinta-feira, 21 de julho de 2011

Benefícios da canela

A canela (Cinnamomum verum, C. zeylanicum) é um condimento utilizado por chineses há 4.000 anos e possui algumas propriedades muito interessantes para a saúde. Praticamente não tem calorias e é rica em antioxidantes.
Um dos principais benefícios da canela é o auxílio do controle da glicemia em diabéticos ou em indivíduos com resistência à insulina, que possuem maior risco de se tornarem diabéticos, ou mesmo no controle da glicemia de indivíduos saudáveis. A canela auxilia reduzindo o tempo de esvaziamento gástrico, bem como da glicemia após a ingestão de uma refeição.

Alguns estudos indicam também diminuição do colesterol e de triglicérides com o uso da canela, mas não é conclusivo, o que faz com que a canela possa ser utilizada como coadjuvante neste controle, mas não como terapia principal. Além disso, por ter ação antioxidante e antiinflamatória, há a possibilidade de outros benefícios para a saúde com a ingestão de canela, como a ação em doenças como a síndrome de ovário policístico, obesidade e em esclerose múltipla, assim como em outras doenças ainda não estudadas.

A dose testada nos estudos varia de 1 a 6g de canela em pó por dia, consumida junto ou imediatamente após as refeições.

Outro benefício é a sua ação antimicrobiana, promovida pelo óleo essencial. Atualmente a canela começa a ser pensada como uma possibilidade de conservação de alimentos, já que inibe o crescimento de diversas bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário