segunda-feira, 26 de março de 2012

Alimentos para controle da glicemia

 Farinha de banana verde: é um alimento rico em fibras, possui amido resistente e baixo  índice glicêmico, ou seja, apresenta digestão e absorção mais lenta do carboidrato. A quantidade de glicose liberada no sangue ocorre de forma gradativa, o que auxilia na manutenção de níveis adequados de glicose no sangue. Assim, há uma redução na quantidade de insulina necessária para essa manutenção, poupando o desgaste do pâncreas. Existem estudos que mostram que há uma redução na resistência periférica à insulina. Pode ser adicionada sobre a comida, frutas, em bebidas e iogurtes.

Oleaginosas: são ricas em vários nutrientes importantes para o metabolismo energético. Um estudo mostrou que após o aumento do consumo de amêndoas por um grupo de pacientes, verificou-se nos voluntários um aumento da sensibilidade à insulina, o que melhora o processamento de açúcares pelo corpo. Isso se deve provavelmente ao alto teor de cromo e zinco que esses alimentos carregam, os quais aumentam a captação de glicose. Sugestão: 2 de cada tipo (castanha de caju, do Pará, amêndoas e nozes).

Óleo de linhaça: é rico em ômega 3, que ajuda no controle da glicemia, por ser um alimento antiinflamatório. Use na salada, sobre a preparação pronta ou ainda em cápsulas.
Farinha de maracujá: a farinha da casca do maracujá é rica em pectina, fibra solúvel capaz de reter água formando géis viscosos que podem retardar o tempo de esvaziamento gástrico, aumentar a saciedade e alterar o trânsito intestinal, retardando o tempo de absorção dos carboidratos simples. Ajuda a normalizar os níveis sanguíneos de insulina e glicose.
Batata Yacón: esse tubérculo tem gosto de pera, mas se parece com uma batata. Ela é rico em um tipo de carboidrato que não é facilmente digerível pelo intestino humano, e por isso, estudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacón é composta principalmente por inulina ao invés do amido, e este carboidrato diminui os níveis de glicemia e de insulina no sangue.

Farinha de feijão branco: possui uma proteína chamada faseolamina, que funciona como um bloqueador de carboidrato, auxilia no emagrecimento, ajuda no tratamento da diabetes e reduz os níveis de triglicerídeos do sangue, pois reduz à absorção do carboidrato encontrado em massas, batatas, arroz, pão, biscoitos. Como possui vários nutrientes, cada um desempenha o seu papel, fazendo com que o organismo funcione adequadamente como um todo. O cálcio por exemplo, ajuda na manutenção dos ossos e ajuda na perda de peso, pois age na quebra de gordura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário