sexta-feira, 16 de março de 2012

Os diferentes tipos de panelas

Hoje resolvi falar sobre os diferentes tipos de utensílios que usamos na nossa cozinha.
Quando compramos uma panela nunca pensamos que algumas delas podem nos trazer benefícios e que outras, pelo contrário, podem prejudicar a nossa saúde.
Então sempre é bem vindo conhecermos um pouco mais.
- Apesar de os utensílios de alumínio serem bastante difundidos no mercado, este metal está associado a doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer. Considerando que os utensílios de alumínio são indiscutivelmente fonte deste elemento, o uso diário destes aumenta consideravelmente a ingestão de alumínio. Portanto é aconselhável que seu uso na culinária seja evitado.
O alumínio pode migrar do utensílio para o alimento dependendo de certos fatores: qualidade da liga de alumínio, tempo de uso do utensílio, tempo de cozimento, pH do alimento, presença de sal ou açúcar. Molho de tomate, café, alimento ácidos são alimentos que podem aumentar a migração do metal para os mesmos.
Utensílios novos também possuem a capacidade de elevar o nível de migração do metal para o alimento. Embalagens de alumínio (lata, refrigerante, chás, cervejas, enlatados) também possuem a capacidade de contaminar os alimentos.
- Já os utensílios de ferro possuem esse nutriente, que é indispensável ao homem.
Alimentos ácidos possuem a capacidade de migrar mais o ferro para o alimento. Panelas de ferro continuam liberando o mineral por longos períodos.
A quantidade de ferro liberada desses utensílios para o alimento pode chegar a 51% a mais que outros utensílios e pode ser usado como coadjuvante no tratamento de anemia ferropriva.
Evite armazenar alimentos nesse tipo de panela, pois pode aumentar a concentração de ferro no alimento, causando distúrbios gastrointestinais, como a diarréia.
- O aço inoxidável é composto ferro+cromo+níquel.
O níquel é um metal tóxico. Mesmo a quantidade liberada desse metal pelas panelas sendo baixa, pessoas sensíveis a ele devem evitar o uso desse tipo de utensílio.
Por conter ferro em sua composição, panelas de aço inox podem contribuir no tratamento e na prevenção de carência desse mineral.
- Há ainda panelas de cobre. Esse tipo de panela só pode ser usada (e vendida) se apresentar um revestimento de ouro, prata, níquel ou estanho. Isso porque o cobre é tóxico à nossa saúde e pode provocar desordens neurológicas.
Por ser condutor, verifica-se redução de cerca de 40% no consumo de gás ao utilizar esse utensílio para cozinhar.
- As panelas antiaderentes permitem a redução da quantidade de óleo usada no preparo das refeições.Seu revestimento interno de politetrafluoretileno (PTFE) impede a transferência do material de base da panela, geralmente alumínio, para a comida.
 
Mesmo sendo utilizado há décadas nas frigideiras e em outros utensílios de cozinha a fim de se evitar que os alimentos grudem, vale lembrar que esse material antiaderente já esteve sob suspeita – ainda não confirmada – de permitir a formação de compostos cancerígenos. O revestimento PTFE é um plástico que pode se desprender com relativa facilidade então temos que evitar arranhá-las com talheres e esponjas de aço na hora da limpeza.
 
É importante ter disponíveis panelas de materiais variados, porque isso amplia as possibilidades gastronômicas e nutricionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário