sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vitamina D


Há um tempo atrás eu fiz um curso sobre nutrição e cardiologia e a nutricionista no dia falou bastante sobre Vitamina D, sobre como ela também está presente na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes.

 Na hora fiquei muito interessada e parece que cada vez mais vejo temas importantíssimos relacionados e esta vitamina.

Um deles é o tratamento de doenças autoimunitárias.

Um pouco disto a gente encontra no filme "Vitamina D -- Por uma outra terapia", produzido entre 2011 e 2012, conta a história de seis portadores de doenças autoimunitárias (a maioria com esclerose múltipla) que tiveram suas vidas transformadas por um tratamento à base de vitamina D. Com direção de Daniel Cunha, jornalista, portador de esclerose múltipla e beneficiário do mesmo tratamento, o documentário surgiu da necessidade de compartilhar esse conhecimento com outros portadores, seus familiares e conhecidos, profissionais da saúde e interessados em geral.

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre isso!






E também existe um projeto para suplementar vitamina D em grávidas e crianças na Escócia, procurando assim diminuir o índice de pessoas com esclerose múltipla lá. Um pais frio e com poucos meses em que as pessoas conseguem pegar sol no ano.

Mas vamos entender um pouco sobre a Vitamina D para saber porque em alguns lugares é necessária essa suplementação.

A vitamina D tem como função a manutenção de níveis adequados de cálcio e fósforo, nutrientes essenciais à função óssea e neuromuscular. Pesquisas recentes apontaram também a existência de receptores específicos de Vitamina D, em células de inúmeros tecidos, o que faz com que a vitamina se torne importante para a modulação do crescimento celular, função imune e redução da inflamação.
Esta vitamina pode ser sintetizada na pele por meio da ação dos raios ultravioletas. Já os alimentos são pobres em vitamina D, por isto para os que nunca se expõe ao sol ou que só saem de casa com protetor solar a suplementação é indicada.
É importante ressaltar que mesmo estando em regiões em que nos expomos com frequência ao sol, como aqui no estado do Rio, tem sido muito comum encontrar deficiência de vitaminas D, nestes casos é necessário uma suplementação, com acompanhamento para atingir valores ideais.
Para mantermos nossos níveis saudáveis, é fundamental a exposição ao sol todos os dias, ou no mínimo 3 vezes na semana, de 10 a 15 minutos sem filtro solar. E ingerir alimentos fontes, como peixes, ovos e óleo de fígado de bacalhau.Mais informações:


http://shineonscotland.causeblogs.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário