sábado, 8 de dezembro de 2012

Dicas para a ceia

Antes da Ceia:
- Antes de sair de casa coma algum alimento rico em fibra, como maçã ou um copo de iogurte desnatado com 1 colher de algum alimento rico em fibra como chia, aveia ou linhaça em pó, ou uma barrinha de gergelim, ou palitos de cenoura e pepino crus. Eles irão ajudar a controlar sua fome na hora da ceia.
- Beba bastante água durante todo o dia.
Faça um almoço leve, priorizando legumes e verduras.
Se possível, tome um café da manhã caprichado. Quando comemos logo pela manhã nossa fome no final da tarde diminui.
Tente fazer algum tipo de atividade física no dia. 


Durante a ceia:
Durante o preparo e organização da mesa, deixe espalhado pela cozinha e sala, recipientes com cenourinhas e pepinos crus, frutas já picadas salpicadas com castanha moída. Lembre-se sempre de deixar uma boa apresentação, desta forma você e as outras pessoas presentes terão mais vontade de experimentar.
- Para beber, opte pelo suco de uva orgânico, vinho tinto orgânico ou o vinho sem álcool. Substitua o refrigerante por sucos de frutas naturais, chás gelados, água.
Natal saudável não é sinônimo de Natal chato, é possível oferecer pratos mais saudáveis e gostosos. Veja alguns exemplos e dicas:
- Peru é uma opção de natal saudável, pois contem pouca gordura e calorias. Que tal fazê-lo com umas frutas? 
Lembrem-se o Tender e o Chester também são opções com pouca gordura e calorias. Utilize-os no lugar do pernil, ou carnes vermelhas recheadas.
- Para acompanhar: Não precisa deixar de comer a querida farofa, nem o arroz, faça escolhas inteligentes, ao invés de incrementar a farofa com bacon ou presunto, use frutas secas ou legumes, como nozes, damasco e milho. Já o arroz pode ser enriquecido com lascas de amêndoas ou uvas passas. Se for integral, melhor ainda. Além de ser mais saudável, as fibras ajudam a aumentar a saciedade.
- Mas não se esqueça da salada, sempre acrescente uma no início da refeição. Opte por saladas ricas em folhas, principalmente verde-escuras. Evite saladas com muita maionese e molhos industrializados. Crie seus próprios molhos naturais, com alho, cebola, salsinha, manjericão, hortelã, louro, alecrim, azeite e limão. 
Para sobremesa, sempre coloque as frutas, e se for optar por algum doce, como bolo ou torta, sempre escolha os que têm alguma fruta na preparação e que sejam pouco recheados.


Depois da Ceia:
Em primeiro lugar, acorde feliz, se permita! Aceite com carinho tudo o que você comeu, afinal foi uma noite muito especial, com pessoas queridas, regada de alimentos saudáveis e gostosos. Agora você terá os próximos dias para se alimentar bem.
- Comece seu dia preparando uma água aromatizada com gotas de limão - ótimo para desintoxicar.
- Beba bastante água durante o dia.
- Coma frutas diuréticas como, melão, pêra, maçã e melancia.
- Coma muitas folhas.
- Colocarei algumas sugestões de preparações para ceia na página de receitas.


Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!


Fonte das receitas e de algumas dicas: Nutrição holística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário