quinta-feira, 28 de março de 2013

O que é que o Gengibre tem?


O gengibre (Zingiber officinale) pertence à família Zingiberaceae. As plantas desta família, em geral, apresentam grandes quantidades de fitoquímicos e no caso específico do gengibre, os compostos responsáveis pela pungência (ardência) são principalmente os gingeróis, considerados os principais compostos bioativos de alimentos dessa espécie. Esses compostos, principalmente o 6-gingerol, são os componentes mais ativos, que se destaca por sua atividade antioxidante.

De maneira geral, os estudos científicos têm demonstrado que o gengibre possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, hipoglicemiantes, hepatoprotetora, hipocolesterolêmica, 
anti-inflamatória e analgésica.

Diversos compostos presentes no gengibre possuem atividade antitumorigênicas também. Estudos realizados in vitro e in vivo demonstraram que o gengibre e seus compostos isolados podem ser eficazes no controle do câncer gástrico, coloretal, ovário, fígado e da pele.

O gengibre também tem sido considerado efetivo para o tratamento de náuseas e vômitos associados com a quimioterapia e na gestação.

Gostou? Agora como usar no dia a dia: adicione uma lasquinha sempre que for bater sucos no liquidificador (mesmo os de polpa - simmm polpa é fruta gente! Prático e saudável!) e gengibre fica delicioso no tempero de carnes e legumes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário