A linhaça é rica em ácidos graxos essenciais ômega 3. Estes ácidos graxos auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e melhoram a estabilidade da membrana cerebral, e a transmissão de neurotransmissores (serotonina, norepinefrina, dopamina), isto faz com que sintomas depressivos como a agressividade possam melhorar.
Na composição da semente de linhaça também estão presentes proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Por isso, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, melhora o funcionamento intestinal, contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos e possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.
A semente de linhaça moída traz mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca resistente, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil de quebrar as sementes é passá-las em um processador ou liquidificador usando apenas a tecla pulsar para que não vire pó e perca as funções de fibra. Depois, guarde-as em refrigerador, fora da luz.
Ainda não existe um consenso sobre a quantidade ideal de consumo, na maioria dos estudos existentes, os benefícios foram alcançados com a ingestão média de uma a duas colheres (sopa) de semente de linhaça ao dia.
Para ingerir coloque sobre a comida, ou acrescente no preparo de bolos, pães, vitaminas, sucos, ou da maneira que achar mais conveniente.Vale lembrar que, como qualquer alimento, a linhaça deve ser incorporada em uma alimentação equilibrada, e seu consumo não deve ser excessivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário