segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dicas para o carnaval

Não é porque o carnaval chegou que você deve relaxar, afinal você quer se manter bem antes, durante e depois do carnaval ou em qualquer outra data comemorativa.

Então, basta seguir algumas regrinhas para você curtir o seu carnaval de bem com o seu corpo e a sua saúde. Como por exemplo:

- Logo de manhã, temos uma aumento do hormônio cortisol, é um dos momentos em que o corpo esta mais ativo, ficar sem comer neste período pode propiciar a perda de massa muscular, diminuir o metabolismo e conseqüentemente aumentar a fome no meio da manhã ou no almoço. Dica: sempre inclua um alimento integral neste período (ex: 1 fatia de pão integral ou 1 pão francês integral ou 1 porção de granola ou outro cereal); evite bolos, açúcares, pão branco, pois logo você estará com fome novamente.

- Sempre após cada refeição espere cerca de 20 minutos, para então decidir se você irá comer mais alguma coisa, seja um suco, uma fruta, uma sobremesa ou repetir o prato. Na maioria dos casos a fome é saciada.

- Quando bater aquela fome de doce, atenção, este pode ser um sinal de falta de vitaminas e minerais, como acido fólico, vitamina B6 e B12, magnésio, zinco e triptofano, ou indicar que você esta longos períodos sem se alimentar corretamente. Dica: Abuse nas saladas; quando possível escolha um suco misto (feito com mais de uma fruta e até mesmo com uma folha verde, exemplo: maracujá com limão e couve), assim você atinge mais facilmente a quantidade diária de algumas vitaminas e minerais. Não deixe de consumir alguma fonte protéica, como leite (derivados), carne ou ovo; alimentos ricos em triptofano (precursor da serotonina – hormônio do bem estar) podem ajudar, exemplo: leite e derivados, mel, grãos integrais, feijão, lentilha, nozes, banana, entre outros.

-Não caia nessa de achar que, ficando o dia todo sem comer para compensar a noite, irá lhe ajudar a manter o peso. Ficar longos períodos sem se alimentar pode diminuir o seu metabolismo, além do que, grandes quantidades de alimentos consumidos em uma única refeição serão estocados como depósito de gordura. Dica: Se você já sabe que no jantar irá aparecer alimentos mais calóricos, diminua a quantidade de alimentos do dia, mas sem pular refeições, faça pequenos lanchinhos a cada 3 horas, para que o seu balanço calórico do dia não seja negativo.

-Agora se o seu negócio é cair nas bebidas, atenção, 1 grama de álcool contém 7 calorias, portanto, quanto maior o teor alcoólico, mais calorias. Dica: Se puder, dilua um pouco as bebidas (Ex: na caipirinha coloque menos álcool e acrescente um pouco mais de água); beba bastante água antes, durante e depois da festa; utilize copos pequenos como 150 ml.

- Alimentos ricos em potássio são muito bem vindos, pois ajudam a eliminar o sódio (retenção de líquido), e para quem caiu no samba ou fez o uso de bebidas alcoólicas, ajuda a repor o potássio perdido no suor. Dica: inclua alimentos ricos em potássio como o damasco seco, o abacate, a acelga cozida, batata, a banana, etc.

- Não cometa vários excessos no mesmo dia (Ex: comer um bolo no café da manhã, abusar no almoço, comer sobremesa e ingerir bebidas alcoólicas). Dica: um dia você escolhe uma sobremesa e no outro come um pedacinho de bolo, assim a sua ingestão calórica não ultrapassa as necessidades.

 - Faça atividades físicas, dance, pule, nade, se divirta, manter-se feliz e ocupado diminui os hormônio do estresse e da fome.

Fonte: anutricionista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário