sexta-feira, 17 de junho de 2011

Modelo de pirâmide alimentar tem nova abordagem educacional

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a equipe anti-obesidade comandado pela primeira-dama, Michelle Obama, propuseram substituir a pirâmide alimentar (MyPyramid), por um prato denominado MyPlate.

Este novo modelo tem o objetivo de educar a população sobre os princípios da alimentação saudável. Eu adorei, e inclusive é bem parecido com o exemplo que utilizo para os meus pacientes.
 
O prato ilustra cinco alimentos que devem fazer parte de uma refeição, dividido nas seguintes seções: frutas, verduras, grãos, proteínas e um círculo menor, ao lado do prato, representando os laticínios.

O motivo da substituição é incentivar o maior consumo de frutas e vegetais nas refeições, o que não era possível no modelo da pirâmide alimentar. Além disso, este novo modelo irá alertar os consumidores em relação ao tamanho das porções, maior ingestão de água e menor de refrigerantes e bebidas açucaradas. 
 
Para auxiliar profissionais e a população geral, a USDA criou uma página na internet para fornecer informações sobre o MyPlate (www.choosemyplate.gov), apresentando as seguintes mensagens principais:

-Aproveite o seu alimento, mas coma menos;

- Evite grandes porções;

- Monte o seu prato com metade de frutas e legumes;

- Consuma leite desnatado ou semi-desnatado;

- Consuma grãos integrais;

- Opte por alimentos com menor teor de sódio;

- Beba bastante água e menos bebidas açucaradas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário