quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Gergelim, vale a pena consumir!

As sementes de gergelim não servem apenas para das um gostinho especial a pães, saladas e receitas elas contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor.
O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol presente na casca, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas.
O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras.
É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo). Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.

Alguns benefícios:
- Fortalece os tendões e ossos;
- Tonifica o fígado e os rins;
- Tônico geral, principalmente após hemorragias;
- Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;
- Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;
- Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.

Não há estudos suficientes para ter certeza da quantidade diária exata que devemos ingerir, porém alguns estudos mostram que a ingestão de 30g/dia já nos traz benefícios, como a redução do risco de diabetes e obesidade por exemplo.
O ideal é que a semente seja ingerida em sua forma integral, porém qualquer alimento que apresentar em sua composição o gergelim vai trazer benefícios ao nosso corpo. Hoje já podemos encontrar vários alimentos que o possui, inclusive barrinhas de sementes, que possuem o gergelim como seu ingredientes principal, mas também podemos inseri-lo em nossas receitas caseiras diariamente, levando um toque mais saboroso como ao arroz e saladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário