sábado, 22 de outubro de 2011

Já ouviu falar da Chia?

A Chia é um alimento de origem andina, nativa do México e Guatemala. Seus grãos já podem ser considerados superalimentos por serem fontes de proteína, ômega 3, antioxidantes e fibras, além de serem ricos em potássio e cálcio.

Recém chegada ao Brasil, a Chia já era consumida há mais de dois mil anos a.C. por povos maias e astecas. Estudos redescobriram a importância desse grão a partir da década de 90 e hoje é freqüentemente utilizada na alimentação em muitos países.

Sugere-se o consumo diário de 40g dessa semente (aproximadamente duas colheres de sopa), já que tem a mesma quantidade de proteína de meio bife bovino, 4 vezes mais ômega 3 do que um filé de salmão, a mesma quantidade de potássio de uma banana grande e sua quantidade de cálcio equivale a um copo e meio de leite integral. Além disso, seu grão é composto 40% de fibras, sendo 36% de fibras insolúveis, podendo oferecer a metade da quantidade diária de fibras recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Dentre os benefícios do consumo regular desse alimento, podemos citar:
- Promove a perda de peso: A grande quantidade de fibras, principalmente insolúveis, promove a saciedade.

- Melhora a disposição ao longo do dia: Devido o fornecimento de proteínas de boa qualidade, associada aos demais nutrientes presentes.

- Controla o açúcar no sangue: A alta quantidade de fibras promove a lenta liberação de açúcar para o sangue.

- Fornece ômega 3: protege o coração e regula os níveis de colesterol no sangue, além de facilitar o aprendizado e a memória.

- Fornece antioxidantes: Sabe-se que estes combatem os radicais livres e, portanto, retardam o envelhecimento e degeneração dos tecidos em doenças como o  mal de Parkinson e mal de Alzheimer.

- Ajuda a prevenir diverticulite: A grande quantidade de fibras promove a prevenção do aparecimento de divertículos ocasionados por uma dieta rica em alimentos industrializados e pobres em fibras.

- Substitui óleos e manteigas nas preparações: Sugere-se que metade do óleo ou gordura a ser utilizada na preparação possa ser substituída pelo gel da chia (02 colheres de chá de chia em 250 ml de água, por 20 minutos).

- Praticidade para consumir: Embora não tenha gosto, esse alimento é capaz de acentuar os sabores dos ingredientes das preparações as quais incluem a chia. É possível adicioná-la às frutas, vitaminas, saladas, pães, bolos, pudins, chocolates, molhos, ou seja, em qualquer preparação.  Além disso, não há a necessidade de triturá-la para obter os benefícios citados.

- Não contém glúten: a Chia pode ser consumida por doentes celíacos.

Com tantos benefícios podemos considerar a Chia como um superalimento, porém cuidado com exageros, pois duas colheres de sopa sugeridas têm aproximadamente 130 calorias.

Agora é só esperar chegar aqui na região!

Um comentário: