sábado, 4 de fevereiro de 2012

Alimentos na prevenção do câncer

Hoje é dia 4 de Fevereiro, Dia Mundial de Luta contra o Câncer.

Todo ano, são 500.000 novos casos de câncer no Brasil. Embora a doença seja causada por vários fatores, uma alimentação saudável pode ajudar a preveni-la.

Aqui embaixo coloquei uma tabela que fala um pouco sobre os alimentos que podemos utilizar no nosso dia a dia na prevenção do câncer.


Alimento
Possível fator de prevenção do câncer
Por possuir proteínas ricas no aminoácido metionina, vitamina A e fibras. Além disso, contém baixo teor de gordura saturada.
Por possuir carboidrato rico em lisina, vitamina A, fibra, proteína, ferro e outros minerais. Além disso, assim como arroz, contém baixo teor de gordura saturada.
Os tomates são ricos em licopeno e carotenóide, que reduzem o risco de câncer, entre eles o de próstata. Além disso são antioxidantes, laxantes e ajudam o organismo a combater infecções. O licopeno também está presente em frutas como goiaba e melancia.
O brócolis contém sulforafeno, que elimina substâncias químicas das células, responsáveis por mutações cancerígenas.
Único alimento de origem animal da lista, o salmão é rico em ácidos graxos e ômega-3, o que ajuda na prevenção de câncer de mama e cólon.
As cebolas ajudam na circulação e também no bloqueio das nitrosinas, substâncias tóxicas causadoras do câncer.
O agrião é rico em enxofre, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cloro, sódio, ferro, além das vitaminas A, B1, B2 e C.
As cenouras são ricas em potássio, betacaroteno, vitaminas A e C, sendo portanto antioxidantes e anticancerígenas.
Os repolhos são ricos em caroteno, vitamina C e B6. Assim, eles contêm ácido fólico e fibras que ajudam a prevenir vários tipos de câncer, principalmente do aparelho digestivo.
As laranjas são ricas em vitamina C, antioxidante que reduz o risco de câncer e outras doenças degenerativas. São ainda ricas em fibras, flavanóides e ácido fólico, atuando no combate ao câncer de mama.
Os morangos possuem ácido elágico, combate doenças degenerativas e sintomas de estresse.
As mangas são ricas em vitamina A, C e E; contém sais minerais, como ferro.
Presença do lupeol, um componente presente em frutas como mangas, uvas e morangos que tem a capacidade de destruir e impedir a multiplicação de células cancerígenas da cabeça e pescoço.

Um comentário:

  1. Valeu pelas dicas!!! Vou inserir mais esses alimentos nas minha refeições!!! Bjocas!!!

    ResponderExcluir