sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Seja criativo na cozinha e fique saciado comendo menos


As fibras encabeçam o ranking dos alimentos que mais saciam, seguidas de proteínas, gorduras e carboidratos. Mastigar bem os alimentos e montar pratos visualmente atraentes também contribuem para que o cérebro alcance a saciedade.

Existem truques eficientes também na hora do preparo dos alimentos e na decisão do que merece destaque na refeição. Se você quer montar um cardápio para matar a fome, sem calorias demais e sabor de menos, aproveite as dicas a seguir. 

Cenoura no molho de tomate: Para tirar a acidez do molho de tomate, use uma cenoura crua ralada para substituir o açúcar. A cenoura é um legume rico em betacaroteno, que se converte em vitamina A e é ótimo para a visão. Além disso, as fibras da cenoura favorecem a sua digestão. 

Macarrão de linhaça: Além de ser muito saboroso, proporciona mais saúde. A fibra de linhaça diminui a velocidade de absorção de gordura pelo organismo. A linhaça tem betaglucano, componente que regula a imunidade, protege contra o câncer de intestino e controla o colesterol. Para finalizar o trigo refinado estimula a liberação de insulina, hormônio relacionado à sensação de fome. 
 
Bolo de banana verde: O bolo feito com amido de banana verde é mais uma opção para substituir o trigo refinado. O amido de banana verde tem absorção mais lenta e, assim, não estimula tanto a liberação de insulina. É uma boa opção para quem está de dieta ou tem diabetes. O produto pode ser encontrado em casas de produtos naturais.

Pele falsa do frango: Para fugir da gordura e do colesterol presentes na pele do frango, o ideal é retirá-la. E tem como fazer isso sem torcer o nariz porque a ave fica seca ou sem gosto. O frango permanece suculento se você pincelar a superfície com gemas de ovos. O ovo é um alimento funcional e somente 30% do colesterol dele é absorvido pelo organismo, além de contar com dois antioxidantes, a luteína e a zeaxantina.

Arroz de couve-flor: A parte branca da couve-flor pode substituir o arroz o branco. Esse vegetal é rico em fibras por isso proporciona a saciedade. O ideal é cozinhar a couve-flor no vapor até que ela fique al dente e, depois disso, picar o máximo possível, para aumentar a semelhança com o arroz. Pode comer puro ou mesmo misturar com o arroz.

 Hambúrguer com cenoura e abobrinha: O hambúrguer feito com a adição de cenoura e abobrinha traz mais fibras e vitaminas, que estão ausentes na carne. A cenoura tem betacaroteno e a abobrinha, potássio. Então, acrescente abobrinha e cenoura raladas à carne de hambúrguer e, para dar liga use pão integral molhado na água ou no leite de amêndoa. Faça o hambúrguer grelhado ou no forno.

Maionese de abacate: A maionese de abacate é uma opção inusitada, saborosa e nutritiva. O óleo de abacate possui gordura monossaturada e antioxidante, a glutationa, que na natureza, só é encontrado no abacate. Os antioxidantes previnem o envelhecimento das células, inclusive as cerebrais. O preparo é simples e idêntico ao da maionese comum. Basta substituir o ovo por abacate e o óleo por uma quantidade bem menor de azeite.

Fonte: www.minhavida.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário