sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Romã: sorte e saúde!


Dizem que é bom no ano novo comer romã e guardar sete sementes em um papel na carteira, para ter dinheiro o ano todo, se isso dá certo eu não sei mas que esta fruta é benéfica pra nossa saúde, ah isso é sim!

Rica em ácidos fenólicos, flavonóides a Romã é de grande ação estética, agindo principalmente na saúde da pele.

Suas ações são muitas e dentre elas estão:

- Atua na diminuição do colesterol ruim (LDL) e do colesterol total;

- É um poderoso antioxidante por conter fitoquímicos que ajuda na prevenção contra doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, e outras;

- Muito importante para prevenir o envelhecimento rápido e ajudar a manter a pele saudável;

- Fortalece nosso sistema imunológico e assim previne contra o aparecimento de gripes e viroses;

- Diminui as inflamações;

- Previne câncer de mama e próstata;

- Melhora a fertilidade.


Um Feliz Ano Novo!!!
E que 2012 seja muito bom pra todos nós!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Chá verde para perder peso e gordura

Estudo publicado na revista British Journal of Nutrition demonstrou que a adição de inulina ao chá verde é benéfica para o controle de peso, com redução de peso corporal total e de massa gorda, em indivíduos com sobrepeso.

O chá verde contém catequinas, tais como epigalocatequina galato (EGCG), com propriedades antioxidantes, anticâncer, anti-obesidade e efeitos hipolipemiantes. A inulina, por sua vez, é um prebiótico que beneficia o metabolismo lipídico e está associada com redução do peso corporal.  

Os pesquisadores avaliaram trinta indivíduos com idades entre 20-50 anos e índice de massa corporal ≥ 24 kg/m2.


Os indivíduos ingeriram o chá durante seis semanas, duas vezes ao dia, totalizando 650 ml/dia. 

Após as seis semanas, o grupo experimental reduziu o peso corporal em 1,29 kg, enquanto no grupo controle esta diminuição foi de apenas 0,35 kg. A redução de massa gorda foi significativamente maior no grupo experimental, que reduziu 0,82 kg de gordura, e no grupo controle foi de 0,27 kg. Além disso, depois de parar o consumo do chá verde durante duas semanas, os efeitos continuaram sobre a perda de peso e massa gorda no grupo experimental. 

Esses efeitos benéficos destes alimentos podem justificar a sua utilização como estratégia para o controle do peso corporal em populações com sobrepeso, a fim de evitar o surgimento de doenças cardiovasculares e metabólicas.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dicas para as festas de final de ano

Pessoal, as festas de final de ano já chegaram e para não se perder e acabar ganhando peso nesta época, temos algumas dicas bem fáceis de serem colocadas em prática:
-  Se for fazer uma ceia em casa faça o planejamento de seu cardápio, escolha preparações leves e sem muita gordura, em seguida faça uma lista de compras.
- Se for para outro lugar faça um lanche antes de sair de casa. Coma frutas, iogurtes, tome um suco. Evitando assim chegar morrendo de fome na festa e não resistir às tentações.
- Faça todas as refeições do dia. Se você ficar muito tempo sem comer ficará com fome na hora da ceia e aí pode acabar descontando e comendo muito. 
- Beba água ao longo dia para evitar a desidratação.
- Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Opte pelas carnes magras, como peru ou outras aves e se tiver, peixe assado.

-  Não repita a refeição. Um prato que contém verduras, legumes, cereais, carnes, é suficiente.
 - Faça um prato bem colorido. Quanto mais colorido, mais saudável. E mastigue tudo muito bem e com calma.
- Cuidado com quantidade das frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs), pois fornecem muitas calorias. Elas possuem nutrientes funcionais em sua composição por isso não podem nem devem faltar, mas em pequenas quantidades.
- Prefira as frutas frescas, da época, frescas e docinhas, são uma delícia! Entre as frutas secas, o damasco é uma boa pedida.
- Coma apenas o suficiente para não sentir fome.
- Atenção para a bebida alcoólica! O álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. Beba com moderação.

- Não abandone os exercícios físicos neste período, procure se exercitar todos os dias.
- Aproveite a festa. Não preste tanta atenção na comida,  a ocasião é para confraternizar e ficar com a família e os amigos, e não para comer em exagero.
- Nos dias seguintes, retome sua rotina: nada de ficar comendo as sobras e sobremesas da ceia.

E se for viajar vale a pena ver umas dicas bem aqui.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Diferentes tipos de adoçantes e açúcares

Açúcar refinado é a sacarose que é obtida através de um processo de refinamento do açúcar da cana. É o tipo de açúcar mais consumido no mundo, e por ser muito processado acaba perdendo todas as vitaminas e minerais, resultando apenas em “calorias vazias”.
Açúcar cristal é muito utilizado no preparo de doces, passa por um processo de refinamento em que se perdem 90% dos sais minerais.
Açúcar demerara é obtido por um leve processo de purificação do açúcar da cana, porém não recebe aditivos químicos como o açúcar refinado. Mantém teores de minerais da cana semelhante ao açúcar mascavo. Ótimo para doces e para adoçar café e sucos.
Açúcar mascavo é feito do caldo de cana recém extraído, o que torna o seu gosto parecido com o da cana. Ele não passa pelo processo de branqueamento, então não tem aditivos químicos. Apresenta maior quantidade de cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Seu benefício é ter vários nutrientes que favorecem o organismo.
Frutose é um açúcar extraído da fruta e do milho e tem o poder adoçante superior em 30 vezes ao da sacarose. Seria uma possível substituta da glicose na dieta de diabéticos, já que a frutose não requer insulina para ser absorvida pelo organismo, no entanto, ela é absorvida muito rapidamente e isso também não é muito bom pois pode gerar um aumento dos triglicerídios.
Xarope de agave é um adoçante natural obtido de uma planta mexicana, apresenta poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar  e ainda possuí baixo índice glicêmico, não promovendo um pico de glicose sanguínea. É rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, e é menos viscoso que o mel, sendo dissolvido mais facilmente. Mas deve-se tomar o mesmo cuidado com a frutose.
Estévia é um adoçante produzido a partir de uma planta, seu poder adoçante pode chegar a ser de 70 a 400 vezes superior ao açúcar. Dentre seus benefícios destaque-se não conter calorias, a inibição da formação de cáries dentais, e ainda pode ser usada para fins culinários. Tem um gosto um pouco amargo, mas é o único indicado para grávidas e crianças.
sucralose é um adoçante produzido a partir da cana de açúcar e apresenta poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar comum. Não contém calorias, e pode ser usado como açúcar mesmo em altas temperaturas. É aprovado para o uso de gestante. Como tem cloro na composição, compete com o iodo e prejudica quem tem problema de baixa função na tireóide, o hipotiroidismo.
O Mel é um alimento natural, feito por abelhas, é composto por 43% em média de frutose. É um alimento rico em minerais como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio. Por ser rapidamente absorvido não possibilita o ataque de bactérias intestinais, desta maneira, não forma grandes quantidades de gases.
O Melado é obtido pela evaporação do caldo de cana, ou a partir da rapadura, pode ser definido como xarope de caldo de cana. Seu uso é indicado em casos de anemia e prisão de ventre, e beneficia o crescimento de ossos e dentes, pois é riquíssimo em vitaminas e sais minerais.
Adoçantes Artificiais são produtos químicos que também servem para adoçar e que geralmente vem do petróleo ou de alguma reação química. Não existem estudos que comprovem a ocorrência de câncer, mas seu uso não pode ser indiscriminado. O adoçante, por ser um produto químico e industrializado, faz nosso organismo estressar e liberar cortisol podendo gerar o aumento da gordura corporal.

Não é que o açúcar seja o grande vilão da história, o problema é que consumimos em grande quantidade e é isso que faz mal. Esse excesso pode causar vários problemas de saúde como, diabetes, esteatose hepática, problemas no pâncreas e falta de insulina , resistência à insulina, acelera o envelhecimento por excesso de radical livre, fermenta o sistema digestivo produzindo gases e má digestão, atrapalhando a absorção de nutrientes, (podendo agravar queda de cabelo, unhas fracas, infertilidade), dentre outros.

O ideal é fazer o rodízio de açúcares e intercalar as marcas de adoçante e ir diminuindo. Não use sempre o mesmo tipo de adoçante ou açúcar. Varie o máximo que conseguir e vá diminuindo aos poucos. Assim você vai adaptar seu paladar e vai se acostumar com alimentos e bebidas menos doces.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Continuando o assunto, essa semana sairam os resultados da análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a presença de agrotóxicos em vegetais feito no ano de 2010.

Quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis, de acordo com a Anvisa.

Das amostras de alimentos analisadas pela agência, 28% apresentaram ou limites acima do recomendável ou substâncias não aprovadas para o produto.

O campeão de irregularidades é o pimentão -- 92% das amostras analisadas foram consideradas insatisfatórias. Há dois anos, esse índice era de 65%.

Os outros dois alimentos mais problemáticos são o morango e o pepino, com 63% e 57% de amostras com mais agrotóxicos do que o permitido, respectivamente.

Foram analisadas 2488 amostras em todos os Estados e no Distrito Federal, exceto São Paulo, que não quis participar da avaliação.

Segundo José Agenor Álvares da Silva, diretor da Anvisa, o problema de resíduos químicos em alimentos pode estar relacionado ao custo dos agrotóxicos. Os pequenos produtores, diz ele, acabam comprando produtos baratos, mas inadequados para um determinado cultivo.

Silva cita ainda a falta de orientação de agrônomos sobre os produtos --agrotóxicos são usados para aumentar a a produção dos agricultores.

Dos cinquenta princípios ativos mais usados em agrotóxicos no Brasil, 20 já foram banidos na União Europeia, segundo o diretor da Anvisa.

A ingestão de comida com excesso de agrotóxicos de forma prolongada pode causar câncer, problemas neurológicos e malformação fetal. Pesquisas recentes mostram a relação da exposição a essas substâncias com doenças do sistema nervoso.

Em 2010, foi usado 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em lavouras do país. Ou seja, 5 kg por brasileiro. Tá bom pra você?

Aí surge a pergunta: lavando eu consigo retirar essas substâncias, e como eu faço?

- Podemos retirar uma parte do agrotóxico na lavagem, esta deve ser feita em água corrente, pode ser utilizada uma escovinha ou uma esponja para esfregar a casca dos alimentos para tirar mecanicamente, em seguida o vegetal deve ser deixado de molho por 15 minutos em solução clorada (aqueles sanitizantes que encontramos no supermercado perto das verduras) e depois enxaguar novamente em água corrente.


Mas vamos lá, muitas vezes o alimento absorve essas substâncias e aí não tem lavagem que retire.
Existem alguns pesquisadores que afirmam que deixar de molho 30 minutos em 1 litro de água com 1 col. de sopa rasa de bicarbonato de sódio ajuda ainda mais na retirada do agrotóxico. Esse processo deve ser feito antes de deixar de molho na solução clorada.

Fonte: folha.com

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"O veneno está na mesa"

Um documentário lançado este ano e muito interessante é o “O veneno está na mesa”. O filme alerta sobre o consumo de agrotóxicos no Brasil e suas consequências para a saúde.

Aqui está o vídeo na íntegra, assista e divulgue.



Quando os nutricionistas falam para se escolher orgânicos, não estamos com frescura. Alguns agrotóxicos, que já foram proibidos em vários países do mundo, como EUA e China, são permitidos e utilizados em larga escala no Brasil. Presentes não apenas nos alimentos frescos, mas também nos alimentos processados presentes no nosso dia a dia.

Outro dado alarmante vem de uma pesquisa que avaliou o leite materno e identificou a presença de agrotóxicos, inclusive de um determinado tipo proibido há vários anos atrás.

Há um tempo atrás falei sobre a importância de consumirmos alimentos orgânicos, seus benefícios, se quiserem conferir é só clicar aqui.