segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Brasileiros estão ingerindo menos de um terço dos alimentos recomendados na prevenção do câncer (IBGE/2011)

Os alimentos como frutas, verduras e legumes estão sendo consumidos menos de um terço ao dia do que deveriam ser consumidos. Estes alimentos deveriam estar presente regularmente e em quantidades adequadas uma vez que são fonte de fitonutrientes com ação funcional anticancerígenas. Também possuem água e fibras que agem fazendo uma faxina das toxinas presentes no organismo.

Iniciando apenas com esta mudança de hábito em relação ao consumo de frutas, verduras e legumes, o Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer estima reduzir um de cada três casos de câncer na cavidade oral, pulmonar e um em cada quatro casos de câncer de estômago.

O excesso de alimentos industrializados (com alto teor de substâncias químicas), embutidos (contêm nitrosaminas), gorduras saturadas, trans (frituras), carboidratos refinados, sódio, excesso carne vermelha, aliados ao sedentarismo, stress, tabagismo, exposição excessiva ao sol são os principais fatores de risco inseridos no estilo de vida que podem agir como gatilhos para desencadear o câncer.

O consumo excessivo de alimentos está diretamente ligado ao ganho de peso e propensão à obesidade que por sua vez também podem aumentar o risco dos cânceres de esôfago (23%), pâncreas (18%), vesícula biliar (10%), cólon e reto (5%), mama (14%), endométrio (29%) e rim (13%). Estudos demonstram que a genética contribui em média com somente 25 a 30% dos casos.

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), só até o final de 2011, quase meio milhão de pessoas deverão receber o diagnóstico de câncer no Brasil. Desse total, as mulheres estão no topo do ranking, com cerca de 253 mil casos (52%), contra os 236 mil casos estimados para os homens.

Todos nós temos no código genético dois tipos de genes ligados aos tumores: o oncogene que pode dar origem a um crescimento rápido de qualquer célula e o gene supressor, ou antioncogene, que regula corretamente a divisão celular. Quando ocorrem mutações genéticas, que podem ser ocasionados por alguns dos fatores acima, o oncogene pode ser ativado e desencadear o desenvolvimento celular anormal.

A ciência da Nutrição e os estudos realizados podem ajudar muito na prevenção e durante o tratamento desta temida doença. Se não bastasse isto, o Brasil é um país que oferece uma vasta variedade de alimentos ricos em nutrientes essenciais para proporcionar mais saúde e qualidade de vida, basta termos a informação, consciência e força de vontade para mudar os hábitos alimentares em prol da nossa vida.

Fonte: Equilíbrio nutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário