quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Calorias X Qualidade Nutricional

Hoje em dia quando se pensa em seguir um plano alimentar, seja qual for a sua finalidade, tanto para diminuir peso ou percentual de gordura ou cuidar de algum problema de saúde as pessoas ficam em dúvida quanto a real importância das calorias na sua alimentação.

As calorias são realmente importantes?

Se calorias fossem tão importantes quanto lemos e vimos por aí, seria mais vantajoso beber uma coca-cola zero (que possui 0 calorias) ao invés de um suco de laranja de 90 calorias aproximadamente, mas é cheio de vitaminas e minerais. Ou quem sabe usar maionese de 40 calorias em uma colher onde se predomina as gorduras saturadas (que em excesso nos fazem mal) ao invés de um queijo magro onde essas mesmas calorias são provenientes de proteínas de alto valor biológico.

Cuidado com as faltas substituições, não podemos trocar biscoito água e sal por pão integral, se em 4 biscoitos temos as mesmas calorias de uma fatia de pão, nutricionalmente são completamente diferentes, temos que levar em consideração a quantidade de gorduras e fibras que encontramos neles.

Pensemos no seguinte, se uma dieta prescrita tiver 1500 calorias, por exemplo, quer dizer que se o indivíduo comer 1000 calorias provenientes de frituras, alimentos com alto teor de gordura, doces, fast food, ele irá emagrecer? E fora os outros problemas que este tipo de alimento pode causar.

Pensem nisso...

Nosso corpo não necessita somente de calorias, energia, precisamos de vitaminas, minerais, antioxidantes, carboidratos complexos, proteínas, gorduras boas.

Assim conseguimos ver a diferença entre um plano alimentar baseado em calorias e outro em qualidade de alimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário