sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pera: gostosa e saudável!

Já que estamos em pleno verão nada melhor do que falarmos sobre uma das delícias da estação: a pera. Essa fruta está em plena fase de produção, sendo mais gostosa, mais fácil de encontrar em feiras e supermercados e também muito mais barata.

Mas não é só isso, a pêra possui propriedades nutricionais de extrema importância para o nosso organismo, além de ajudar a tratar e prevenir doenças.

Ela é rica em fibras, que auxiliam na digestão e evitam prisão de ventre.  Possui vitamina A que auxilia na manutenção da boa visão e vitamina C, que é antioxidante. Dos minerais possui potássio que dá energia e atua na contração muscular, fósforo, fortalecendo os neurônios e batimentos cardíacos, ferro, que ajuda na formação da hemoglobina combatendo a anemia, cálcio, que ajuda na formação de dentes e ossos e na prevenção de hipertensão, magnésio, também atuando na hipertensão, e enxofre que aumenta a resistência contra bactérias e evita o ressecamento da pele graças a elastina.

A pera é muito útil para prevenção de câncer de cólon, bexiga, próstata e endométrio. Também previne doenças cardiovasculares e diabetes.

É ótima no tratamento de hipertensão, ingeri-la frequentemente ou tomar seu suco faz com que a pressão arterial baixe, além de exercer uma ação diurética que purifica todo o organismo.
 
Estudos demonstram que o consumo da pera ou seu suco nas dietas de emagrecimento ajudam a emagrecer mais rápido e a perder barriga, isso porque  contém muitas fibras que ajudam na sensação de saciedade, além de conter um açúcar chamado levulose, que é mais doce que os outros e ajuda a reduzir a vontade de comer doces.

A melhor maneira é consumir a fruta in natura, principalmente agora que é a fruta da estação sendo mais doce e suculenta, mas seu suco também é muito saboroso, principalmente quando feito junto com suco de limão, o que tira o excesso de doce e ajuda a não oxidar tão rapidamente, pois o suco da pera escurece muito rapidamente.

Também pode ser consumida em saladas de frutas, doces, geléias, tortas, etc.

Fonte: Alimentação-saudável.com

3 comentários:

  1. Nossa...não sabia que a pera tinha tantas propriedades boas...achei muito legal!!!! Vou comer mais pera daqui pra frente. Bjocas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que legal, não tinha visto esse post, vou recomendar lá na minha receita de Torta de Pêra.

    ResponderExcluir