A maçã, fruta comum no nosso dia a dia protege nosso coração!
É o que dizem pesquisadores da Universidade de Ohio (EUA), que constataram que pessoas que comeram a fruta diariamente por quatro semanas apresentaram queda nos níveis do colesterol ruim, o LDL, responsável pelo endurecimento das artérias.
Diversos estudos mostram que a maçã possui em sua composição uma vasta variedade de nutrientes (vitaminas do complexo B, C e E), potássio, fibras, flavonoides (substâncias que agem como antioxidantes combatendo os radicais livres que podem danificar o DNA). Isso faz com que ela se torne um alimento com possível propriedade funcional, pois com essa composição ela tem propriedades que irão facilitar a digestão, controlar os níveis de colesterol, diminuindo o surgimento de alergias e irritações, além de auxiliar na prevenção de certos tipos de câncer, na diminuição do apetite, e no retardo do envelhecimento precoce, bem como ajudar no processo de emagrecimento.
Pesquisas também têm mostrado que os flavonoides presentes na maçã ajudam a proteger o organismo contra doenças coronárias e contra o câncer.
Um desses flavonoides presentes na maçã é a quercetina, que ajuda a diminuir a formação de radicais livres e por possuir pectina (uma fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue) contribui para a redução dos níveis colesterol LDL e manutenção dos níveis glicêmicos, além de possuir frutose (açúcar presente nas frutas e mel) que é absorvida lentamente pelo organismo, o que evita o aumento do nível de glicose no sangue de forma acentuada. Por essas e outras razões, ela ajuda no processo de emagrecimento. Pelo fato da maçã ser um alimento rico em fibras, acaba contribuindo no aumento da saciedade e também tem importante função no tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares.
Outro benefício que a maçã pode proporcionar é uma melhora nas atividades do cérebro, pois também possui em sua composição uma substância chamada ácido fosfórico, que pode ajudar a combater a perda de memória, prevenindo assim um aumento de danos por oxidação dos tecidos cerebrais.
A pirâmide alimentar recomenda o consumo de 2 a 4 porções de fruta ao dia, mas isso não quer dizer que temos que comer de 2 a 4 maçãs por dia, pois o consumo isolado de um alimento não fornecerá todos os nutrientes que nosso organismo necessita para seu funcionamento normal. É preciso variar as frutas que são consumidas diariamente.
Mariana,
ResponderExcluirEstou adorando seu blog! Muito obrigada por tanta informacao boa! Quanto a maca, gusto muito de faze-la cozida, com canela, aveia e acucar mascavo. Com isso estou perdendo muito das propriedades da maca?