quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Água!

Ontem a noite iniciei um curso sobre alimentos funcionais no tratamento de doenças da vida moderna, serão 10 semanas me atualizando e aprendendo um pouco mais de como inserir na prática alimentos para o melhor funcionamento do nosso corpo.


A primeira aula não poderia deixar de ser sobre o básico: ÁGUA.

Além de água até sobre respiração ouvimos. É isso mesmo, respiração!

Respirar errado, rápido, pouco, ansiosamente nos deixa mais ácidos, mais inflamados e isso gera vários problemas de saúde como obesidade, chance de desenvolver diabetes, hipertensão e por aí vai...


E a água pega gatilho neste raciocínio, beber pouca água ou água de má qualidade pode nos deixar mais ácidos, inflamados também, aumentando nosso cortisol, diminuindo a produção de melatonina e por essa ninguém esperava, aumentando nossa barriga, circunferência abdominal!



Mas pra resumir essas 2 horas e meia de ontem quero reforçar, vamos nos hidratar!

O ideal não existe, é proporcional ao peso de cada um. Eu sempre sugiro uma média de 35 ml/kg de peso corporal, então uma pessoa que pesa 60 kg vai tomar 2,1 litros de água/dia.



Se não nos hidratamos corretamente complicamos vários processos como:

- Diluição dos nutrientes ingeridos (não adianta comer bem, se não tiver hidratação suficiente esses nutrientes não chegam nas células adequadamente).

- Transporte de moléculas e sítios corporais (circulação legal depende de água – se não circular legal não tem produção e transporte de células e enzimas necessárias para os diversos processos que nosso corpo realiza).

- Lubrificação de compartimentos (aquele joelhinho que reclama pode ser falta de água, e se não reclama agora uma hora ou outra vai reclamar).

- Regulação térmica (calor – não preciso falar mais nada né pessoal?)

- Síntese proteica (necessária para todos, mas não podemos deixar de incluir as pessoas que lutam para isso e querem aumentar massa magra a todo custo mas não bebem água)

- Lipolise (quer emagrecer mas não quer tomar água? Impossível!)

- Eliminação de amônia (necessária demais! Excesso de amônia é tóxico, temos que ter água pra esse processo senão a gente acidifica, inflama e dá-lhe problemas de saúde pelo corpo).

- Formação de urina (onde a gente excreta resíduos tóxicos para regular o funcionamento do corpo).

- Lubrificação das fezes (não adianta reclamar do intestino preso e não tomar água).

- Limpeza intestinal (ajuda a minimizar a exposição do nosso intestinos a substâncias tóxicas e cancerígenas).



Depois dessa informação toda um copinho de água gelada (pra estimular o metabolismo) cai bem né?

Bom dia a todos!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Couve-flor e seus benefícios

Esse vegetal é fonte de fibras o que auxilia na prevenção da constipação (prisão de ventre), controle do colesterol e favorece a sensação de saciedade durante as refeições, evitando que se coma em excesso.
 
É rica em magnésio, potássio, cálcio, vitamina C que tem propriedades antioxidantes, fortalecendo as defesas do organismo e atuando, inclusive, na prevenção de tumores, efeitos diuréticos, que ajudam no caso de pessoas que sofrem com retenção de líquidos. 
Rica em ácido fólico – substância essencial para o bom desenvolvimento do feto o que é excelente na alimentação de mulheres grávidas.
  
O alimento ainda conta com vitamina B1, B2, B3, B5, B6 e K, complexo de vitaminas extremamente importante, além de minerais como magnésio, fósforo e potássio, importantes para a saúde do organismo.
 
Pensando nesses benefícios hoje temos uma receita que leva couve-flor. Esse caldo é super leve, saudável e rico em nutrientes antioxidantes!
 
Caldo de couve-flor com alho poró
1 couve-flor
1 alho poró
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 col. de sopa de cebolinha picada
sal marinho ou gersal
pimenta do reino e noz moscada a vontade.

Lave e corte a couve-flor.
Pique o alho e a cebola, refogue em um fio de azeite e acrescente a couve-flor e água até quase cobrir tudo.
Leve ao fogo até a couve-flor cozinhar.
Bata tudo no liquidificador e depois de batido acrescente 6 col. de sopa de alho poró picado, tempere a gosto e leve ao fogo por mais 2 minutos. Pode acrescentar cebolinha picada e azeite extra virgem no final da preparação.


Bom apetite!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Se movimentar é preciso!

Além de uma alimentação saudável é fundamental praticarmos alguma atividade física para garantir uma vida com mais saúde.

Muitas pessoas reclamam da falta de tempo ou de não gostarem de academias.
Mas hoje em dia não tem mais desculpa, o importante é se mexer!!


Há um tempo conheço o programa "7 minutos workout" e acho muito válido!
Segue o link do site ( http://www.7-min.com ) ou ainda você pode baixar o aplicativo para celular.


Como o próprio nome entrega, o 7 Minute Workout traz uma série de exercícios rápidos, que você deve realizar durante um período de apenas 7 minutos. O tempo pode parecer curto, mas esteja preparado para suar de verdade: são 12 séries dos movimentos mais variados, para fazer qualquer um treinar diferentes músculos.


Caso você não conheça os exercícios exibidos, não se preocupe: cada movimento tem uma explicação simples com imagens, assim como textos que são exibidos ao pausar o treino. 


Aqui também tem um vídeo do youtube onde aparece esse programa na prática.
 https://www.youtube.com/watch?v=Jru5B044HOs 



Bom treino pessoal!


 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Açaí - poderoso e saboroso

A fruta açaí tem uma grande concentração de polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam no controle e prevenção de uma série de doenças. O ser humano já tem uma ótima capacidade antioxidante que ajuda a combater os malefícios das toxinas ambientais e orgânicas; porém, com a utilização do açaí, a nossa capacidade antioxidante pode dobrar e até triplicar. É uma proteção excelente contra o excesso de radicais livres que causam lesões nas células que, por sua vez, estão relacionadas com envelhecimento precoce da pele e diversos tipos de cânceres, entre outras doenças.

O consumo de 100g da polpa do açaí por duas vezes ao dia, em estudos, já foi associado com redução da glicemia, insulina e LDL-colesterol, mostrando ser um alimento excelente para o controle destas alterações metabólicas.

Não apenas a fruta, mas também o extrato da fruta apresenta melhora na composição de gorduras do sangue, atenuando a formação de aterosclerose, mostrando ser uma opção a mais para o tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares e da síndrome metabólica.



Mas cuidado!
Os açaís que compramos por aí, podem vir lotados de açúcar, xaropes e alguns até com leite condensado. Aí sim, aumentamos demais o valor calórico deste alimento, tornando-o uma bomba de calorias.


O que costumo indicar é que comprem a polpa da fruta sem açúcar, e batam com uma fruta de sua preferência, coloque um fio de mel, 1 colher de chá de óleo de coco.


Esse da foto bati 1 polpa + 1 banana + água até dar a consistência desejada e 1 fio de mel!
Fica uma delícia e é muito saudável!