quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Água!

Ontem a noite iniciei um curso sobre alimentos funcionais no tratamento de doenças da vida moderna, serão 10 semanas me atualizando e aprendendo um pouco mais de como inserir na prática alimentos para o melhor funcionamento do nosso corpo.


A primeira aula não poderia deixar de ser sobre o básico: ÁGUA.

Além de água até sobre respiração ouvimos. É isso mesmo, respiração!

Respirar errado, rápido, pouco, ansiosamente nos deixa mais ácidos, mais inflamados e isso gera vários problemas de saúde como obesidade, chance de desenvolver diabetes, hipertensão e por aí vai...


E a água pega gatilho neste raciocínio, beber pouca água ou água de má qualidade pode nos deixar mais ácidos, inflamados também, aumentando nosso cortisol, diminuindo a produção de melatonina e por essa ninguém esperava, aumentando nossa barriga, circunferência abdominal!



Mas pra resumir essas 2 horas e meia de ontem quero reforçar, vamos nos hidratar!

O ideal não existe, é proporcional ao peso de cada um. Eu sempre sugiro uma média de 35 ml/kg de peso corporal, então uma pessoa que pesa 60 kg vai tomar 2,1 litros de água/dia.



Se não nos hidratamos corretamente complicamos vários processos como:

- Diluição dos nutrientes ingeridos (não adianta comer bem, se não tiver hidratação suficiente esses nutrientes não chegam nas células adequadamente).

- Transporte de moléculas e sítios corporais (circulação legal depende de água – se não circular legal não tem produção e transporte de células e enzimas necessárias para os diversos processos que nosso corpo realiza).

- Lubrificação de compartimentos (aquele joelhinho que reclama pode ser falta de água, e se não reclama agora uma hora ou outra vai reclamar).

- Regulação térmica (calor – não preciso falar mais nada né pessoal?)

- Síntese proteica (necessária para todos, mas não podemos deixar de incluir as pessoas que lutam para isso e querem aumentar massa magra a todo custo mas não bebem água)

- Lipolise (quer emagrecer mas não quer tomar água? Impossível!)

- Eliminação de amônia (necessária demais! Excesso de amônia é tóxico, temos que ter água pra esse processo senão a gente acidifica, inflama e dá-lhe problemas de saúde pelo corpo).

- Formação de urina (onde a gente excreta resíduos tóxicos para regular o funcionamento do corpo).

- Lubrificação das fezes (não adianta reclamar do intestino preso e não tomar água).

- Limpeza intestinal (ajuda a minimizar a exposição do nosso intestinos a substâncias tóxicas e cancerígenas).



Depois dessa informação toda um copinho de água gelada (pra estimular o metabolismo) cai bem né?

Bom dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário