terça-feira, 10 de maio de 2016

Banana verde - mil e uma utilidades :)

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta.

O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, porém, não sendo digerido e absorvido no intestino delgado, pode ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. É considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.
 
A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.

BENEFÍCIOS DA BIOMASSA
Melhora o funcionamento do intestino; 
Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico; 
Por ser rica em fibras, é capaz de promover saciedade, sendo aliada do tratamento para obesidade; 
Reduz a absorção de gordura da dieta;
Reduz a absorção de glicose da dieta; 
Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite e maionese, pois funciona como um espessante; 
Nas preparações sem glúten, melhora a textura dos alimentos, deixando as preparações mais macias; 
Fonte de vitaminas, antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.

Receita
Ingredientes:
  • 1 cacho de bananas verdes
Modo de fazer:
  1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando uma esponja com água e sabão e enxágüe bem (você vai encontrar a banana ainda verde em feiras e alguns supermercados);
  2. Coloque água em metade de uma panela de pressão e deixe ferver. Coloque as bananas (retiradas com cuidado no talo máximo, para que não abram durante a cocção) até onde couberem na água e feche a panela. Quando começar a pressão conte 8 minutos;
  3. Após esse período, desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
  4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
  5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
  6. Vá aos poucos tirando a casca da fruta, e coloque no liquidificador;
  7. Acrescente água filtrada aos poucos a e processe até obter uma pasta bem espessa. Não há uma quantidade certa de água pois depende da quantidade e do tamanho das bananas;
  8. Vá batendo com cuidado e adicionando água conforme a necessidade;
Após pronta, use como substituto de creme de leite em qualquer receita e adicione em sucos, purês, feijão, molhos, bolos e tortas, para enriquecer, espessar a dar saúde `as receitas da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário