terça-feira, 16 de agosto de 2011

21 dias para mudar um hábito

Dizem que se fizermos algo durante 21 dias seguidos nosso cerebro registra e vira um habito em nossa vida. Pode ser algo para emagrecer, melhorar os hábitos alimentares, saúde ou qualquer coisa.

Esta questão dos 21 dias para mudar não vem de uma pesquisa com metodologia científica e sim de literatura já antiga sobre motivação, auto-ajuda e mudança de vida. 

O interessante é que, depois de ser bem-sucedido em manter uma decisão por esses 21 dias, você terá aumentado sua auto-confiança para fazer o mesmo com outras decisões e muito mais força de vontade para manter a decisão em questão, porque você não vai querer desperdiçar o empenho e o retorno conquistados nos 21 dias.

Mesmo que você ainda precise investir esforço e manter uma certa disciplina, como você já tem 21 dias de resultados, dificilmente vai voltar atrás se aquela mudança trouxe bons resultados para sua vida.

Seguem algumas dicas para que dê certo esse período de 21 dias:

- Defina o que você quer fazer: comer saladas, diminuir o açúcar, comer frutas, não pular as refeições, caminhar todos os dias, fazer exercícios, etc. Seja lá o que for, defina o que você deseja tornar um hábito na sua vida.

- Faça uma promessa para você mesmo: que você vai fazer isso durante 21 dias não importa o que aconteça!

- Arrume um modo, algo que possa te manter informado do hábito. Programe seu celular para te avisar, escreva recados na agenda ou na geladeira, fale para alguém te lembrar.

- Não desanime! Lembre-se que os primeiros 21 dias são difíceis, mas depois você vai colher os frutos!

- Use um calendário ou agenda, ou algo em que você possa marcar seu progresso e deixe-o em alguma lugar bem visível . Você precisa ver seu sucesso, isso vai te estimular.

- Se possível, arrume alguém que tenha o mesmo objetivo que você! Você vai ver que fazendo isso junto com alguém é bem mais fácil.

- Não importa o que acontecer, siga em frente!

E aí já decidiu o que vai mudar nos próximos 21 dias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário