segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Amaranto X Colesterol

Você já ouviu falar do Amaranto?
O grão que é símbolo da culinária dos Incas é uma nova opção para diminuir as taxas do LDL colesterol (colesterol ruim) e assim evitar a aterosclerose (depósito de placas de gorduras nas veias e artérias).
O amaranto inibe no fígado uma enzima envolvida na produção do colesterol ruim.
O grão também é rico em aminoácidos que o nosso corpo não é capaz de produzir e outros nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco.
E ainda, fortalece o sistema imunológico, melhora a pressão arterial, controla o diabetes e inibe a proliferação de células tumorais!
Bom né? Mas como podemos consumir?
-          Em sopa e molhos: as sementes podem ser batudas com o caldo ou adicionadas à sopa no fogo. Na variante flocos elas são ótimas para dar uma textura crocante a esse tipo de prato.

-          Em suco e vitaminas: como não tem gosto não compromete o sabor dos sucos e vitaminas. As frutas podem ser batidas no liquidificador junto com os grãos moídos, que antes devem ser lavados.

-          Em outras receitas: Pode entrar em bolos, pães, tortas e massas. Substitua até 30% da farinha de trigo pela farinha de amaranto. É só torras os grãos e moê-los ou bater os flocos.

Pra quem tiver interesse segue um vídeo falando sobre as pesquisas com o amaranto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário