sábado, 13 de agosto de 2011

Opção de substituto para o açúcar

Para aqueles que  desejam substituir o açúcar por uma opção mais saudável temos uma novidade, o agave azul (Agave Tequilana), um tipo de cacto com folhas comestíveis.
É a partir delas que se produz um extrato com poder adoçante três vezes maior do que o açúcar comum. Dessa maneira, não é necessário usá-lo em grandes quantidades nas preparações. Além disso, o extrato de agave é boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio.
Apesar de funcionar como um substituto do açúcar, o xarope de agave não é considerado um adoçante natural, mas um alimento com propriedades adoçantes. Assim como açúcar, também não contém glúten e nem lactose.
O xarope vendido no país possui certificado orgânico, pois o cultivo da planta é feito sem a utilização de qualquer substância química.
Ao contrário dos adoçantes sintéticos e naturais, o agave não deixa aquele gostinho amargo na boca depois da ingestão do alimento.
Cada grama do extrato possui 3,34 calorias, enquanto o açúcar refinado possui 4 calorias na mesma porção. Neste quesito, o agave perde para a stévia (adoçante natural), que é isenta de valor calórico. Mas a vantagem em consumir este alimento no lugar do açúcar não está na contagem das calorias, mas sim em seu baixo índice glicêmico.

Como utilizar:
-  Como edulcorante (adoçante): para adoçar 250 mililitros de suco, substitua uma colher de sopa de açúcar (15 gramas) por uma colher das de chá de agave (5 gramas).
-  Na culinária: pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como waffles, pães, panquecas, bolos e outros quitutes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário