segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Chá verde para perder peso e gordura

Estudo publicado na revista British Journal of Nutrition demonstrou que a adição de inulina ao chá verde é benéfica para o controle de peso, com redução de peso corporal total e de massa gorda, em indivíduos com sobrepeso.

O chá verde contém catequinas, tais como epigalocatequina galato (EGCG), com propriedades antioxidantes, anticâncer, anti-obesidade e efeitos hipolipemiantes. A inulina, por sua vez, é um prebiótico que beneficia o metabolismo lipídico e está associada com redução do peso corporal.  

Os pesquisadores avaliaram trinta indivíduos com idades entre 20-50 anos e índice de massa corporal ≥ 24 kg/m2.


Os indivíduos ingeriram o chá durante seis semanas, duas vezes ao dia, totalizando 650 ml/dia. 

Após as seis semanas, o grupo experimental reduziu o peso corporal em 1,29 kg, enquanto no grupo controle esta diminuição foi de apenas 0,35 kg. A redução de massa gorda foi significativamente maior no grupo experimental, que reduziu 0,82 kg de gordura, e no grupo controle foi de 0,27 kg. Além disso, depois de parar o consumo do chá verde durante duas semanas, os efeitos continuaram sobre a perda de peso e massa gorda no grupo experimental. 

Esses efeitos benéficos destes alimentos podem justificar a sua utilização como estratégia para o controle do peso corporal em populações com sobrepeso, a fim de evitar o surgimento de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário