quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dicas para as festas de final de ano

Pessoal, as festas de final de ano já chegaram e para não se perder e acabar ganhando peso nesta época, temos algumas dicas bem fáceis de serem colocadas em prática:
-  Se for fazer uma ceia em casa faça o planejamento de seu cardápio, escolha preparações leves e sem muita gordura, em seguida faça uma lista de compras.
- Se for para outro lugar faça um lanche antes de sair de casa. Coma frutas, iogurtes, tome um suco. Evitando assim chegar morrendo de fome na festa e não resistir às tentações.
- Faça todas as refeições do dia. Se você ficar muito tempo sem comer ficará com fome na hora da ceia e aí pode acabar descontando e comendo muito. 
- Beba água ao longo dia para evitar a desidratação.
- Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Opte pelas carnes magras, como peru ou outras aves e se tiver, peixe assado.

-  Não repita a refeição. Um prato que contém verduras, legumes, cereais, carnes, é suficiente.
 - Faça um prato bem colorido. Quanto mais colorido, mais saudável. E mastigue tudo muito bem e com calma.
- Cuidado com quantidade das frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs), pois fornecem muitas calorias. Elas possuem nutrientes funcionais em sua composição por isso não podem nem devem faltar, mas em pequenas quantidades.
- Prefira as frutas frescas, da época, frescas e docinhas, são uma delícia! Entre as frutas secas, o damasco é uma boa pedida.
- Coma apenas o suficiente para não sentir fome.
- Atenção para a bebida alcoólica! O álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. Beba com moderação.

- Não abandone os exercícios físicos neste período, procure se exercitar todos os dias.
- Aproveite a festa. Não preste tanta atenção na comida,  a ocasião é para confraternizar e ficar com a família e os amigos, e não para comer em exagero.
- Nos dias seguintes, retome sua rotina: nada de ficar comendo as sobras e sobremesas da ceia.

E se for viajar vale a pena ver umas dicas bem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário