sábado, 10 de dezembro de 2011

Continuando o assunto, essa semana sairam os resultados da análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a presença de agrotóxicos em vegetais feito no ano de 2010.

Quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis, de acordo com a Anvisa.

Das amostras de alimentos analisadas pela agência, 28% apresentaram ou limites acima do recomendável ou substâncias não aprovadas para o produto.

O campeão de irregularidades é o pimentão -- 92% das amostras analisadas foram consideradas insatisfatórias. Há dois anos, esse índice era de 65%.

Os outros dois alimentos mais problemáticos são o morango e o pepino, com 63% e 57% de amostras com mais agrotóxicos do que o permitido, respectivamente.

Foram analisadas 2488 amostras em todos os Estados e no Distrito Federal, exceto São Paulo, que não quis participar da avaliação.

Segundo José Agenor Álvares da Silva, diretor da Anvisa, o problema de resíduos químicos em alimentos pode estar relacionado ao custo dos agrotóxicos. Os pequenos produtores, diz ele, acabam comprando produtos baratos, mas inadequados para um determinado cultivo.

Silva cita ainda a falta de orientação de agrônomos sobre os produtos --agrotóxicos são usados para aumentar a a produção dos agricultores.

Dos cinquenta princípios ativos mais usados em agrotóxicos no Brasil, 20 já foram banidos na União Europeia, segundo o diretor da Anvisa.

A ingestão de comida com excesso de agrotóxicos de forma prolongada pode causar câncer, problemas neurológicos e malformação fetal. Pesquisas recentes mostram a relação da exposição a essas substâncias com doenças do sistema nervoso.

Em 2010, foi usado 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em lavouras do país. Ou seja, 5 kg por brasileiro. Tá bom pra você?

Aí surge a pergunta: lavando eu consigo retirar essas substâncias, e como eu faço?

- Podemos retirar uma parte do agrotóxico na lavagem, esta deve ser feita em água corrente, pode ser utilizada uma escovinha ou uma esponja para esfregar a casca dos alimentos para tirar mecanicamente, em seguida o vegetal deve ser deixado de molho por 15 minutos em solução clorada (aqueles sanitizantes que encontramos no supermercado perto das verduras) e depois enxaguar novamente em água corrente.


Mas vamos lá, muitas vezes o alimento absorve essas substâncias e aí não tem lavagem que retire.
Existem alguns pesquisadores que afirmam que deixar de molho 30 minutos em 1 litro de água com 1 col. de sopa rasa de bicarbonato de sódio ajuda ainda mais na retirada do agrotóxico. Esse processo deve ser feito antes de deixar de molho na solução clorada.

Fonte: folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário