terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Diferentes tipos de adoçantes e açúcares

Açúcar refinado é a sacarose que é obtida através de um processo de refinamento do açúcar da cana. É o tipo de açúcar mais consumido no mundo, e por ser muito processado acaba perdendo todas as vitaminas e minerais, resultando apenas em “calorias vazias”.
Açúcar cristal é muito utilizado no preparo de doces, passa por um processo de refinamento em que se perdem 90% dos sais minerais.
Açúcar demerara é obtido por um leve processo de purificação do açúcar da cana, porém não recebe aditivos químicos como o açúcar refinado. Mantém teores de minerais da cana semelhante ao açúcar mascavo. Ótimo para doces e para adoçar café e sucos.
Açúcar mascavo é feito do caldo de cana recém extraído, o que torna o seu gosto parecido com o da cana. Ele não passa pelo processo de branqueamento, então não tem aditivos químicos. Apresenta maior quantidade de cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Seu benefício é ter vários nutrientes que favorecem o organismo.
Frutose é um açúcar extraído da fruta e do milho e tem o poder adoçante superior em 30 vezes ao da sacarose. Seria uma possível substituta da glicose na dieta de diabéticos, já que a frutose não requer insulina para ser absorvida pelo organismo, no entanto, ela é absorvida muito rapidamente e isso também não é muito bom pois pode gerar um aumento dos triglicerídios.
Xarope de agave é um adoçante natural obtido de uma planta mexicana, apresenta poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar  e ainda possuí baixo índice glicêmico, não promovendo um pico de glicose sanguínea. É rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, e é menos viscoso que o mel, sendo dissolvido mais facilmente. Mas deve-se tomar o mesmo cuidado com a frutose.
Estévia é um adoçante produzido a partir de uma planta, seu poder adoçante pode chegar a ser de 70 a 400 vezes superior ao açúcar. Dentre seus benefícios destaque-se não conter calorias, a inibição da formação de cáries dentais, e ainda pode ser usada para fins culinários. Tem um gosto um pouco amargo, mas é o único indicado para grávidas e crianças.
sucralose é um adoçante produzido a partir da cana de açúcar e apresenta poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar comum. Não contém calorias, e pode ser usado como açúcar mesmo em altas temperaturas. É aprovado para o uso de gestante. Como tem cloro na composição, compete com o iodo e prejudica quem tem problema de baixa função na tireóide, o hipotiroidismo.
O Mel é um alimento natural, feito por abelhas, é composto por 43% em média de frutose. É um alimento rico em minerais como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio. Por ser rapidamente absorvido não possibilita o ataque de bactérias intestinais, desta maneira, não forma grandes quantidades de gases.
O Melado é obtido pela evaporação do caldo de cana, ou a partir da rapadura, pode ser definido como xarope de caldo de cana. Seu uso é indicado em casos de anemia e prisão de ventre, e beneficia o crescimento de ossos e dentes, pois é riquíssimo em vitaminas e sais minerais.
Adoçantes Artificiais são produtos químicos que também servem para adoçar e que geralmente vem do petróleo ou de alguma reação química. Não existem estudos que comprovem a ocorrência de câncer, mas seu uso não pode ser indiscriminado. O adoçante, por ser um produto químico e industrializado, faz nosso organismo estressar e liberar cortisol podendo gerar o aumento da gordura corporal.

Não é que o açúcar seja o grande vilão da história, o problema é que consumimos em grande quantidade e é isso que faz mal. Esse excesso pode causar vários problemas de saúde como, diabetes, esteatose hepática, problemas no pâncreas e falta de insulina , resistência à insulina, acelera o envelhecimento por excesso de radical livre, fermenta o sistema digestivo produzindo gases e má digestão, atrapalhando a absorção de nutrientes, (podendo agravar queda de cabelo, unhas fracas, infertilidade), dentre outros.

O ideal é fazer o rodízio de açúcares e intercalar as marcas de adoçante e ir diminuindo. Não use sempre o mesmo tipo de adoçante ou açúcar. Varie o máximo que conseguir e vá diminuindo aos poucos. Assim você vai adaptar seu paladar e vai se acostumar com alimentos e bebidas menos doces.

2 comentários:

  1. Adorei esse post sobre açucares e tbem a dicas de fazer rodizios de açucares. Vou fazer isso!!!!Bjocas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu post. O site Socorro na cozinha tem informações equivocadas.
    Alessandra

    ResponderExcluir